top of page

IODOTERAPIA - O QUE É?


Iodoterapia para pacientes com câncer na tireóide

A iodoterapia, tratamento com iodo radioativo, é usado no combate as células cancerígenas presentes na tireóide. O tratamento é feito como complemento a pacientes que fizeram a cirurgia ( Tireoidectomia ) e ainda apresentam restos de células comprometidas.

O iodo radioativo é administrado via oral e a quantidade será determinada pelo médico. É necessário internação hospitalar por aproximadamente dois dias em regime de isolamento. Esta medida é necessária para evitar a contaminação ambiental e de pessoas próximas, pois a radiação é eliminada pela pele, urina e fezes.

Antes da internação o paciente precisa estar em estado de hipotireoidismo e, para isso, é necessário uma preparação cerca de trinta dias antes, sem a reposição hormonal tireoidiana. Além disso, há uma rigorosa dieta a ser seguida e é necessário evitar contato com qualquer substância que contenha iodo em sua composição.

Felizmente, a terapia apresenta poucos efeitos colaterais e, em geral, são bem tolerados. As maiores queixas são anteriores a internação, quando o paciente está em estado de hipotireoidismo. Sensações como cansaço excessivo, sonolência e depressão são sintomas que podem ocorrer.

Diversos estudos revelam que pacientes submetidos a este tratamento possuem chance de cura maior que 90%.

Patricia Costa

Fonte:

http://www.hcancerbarretos.com.br

http://www.ibcc.org.br

http://www.endocrino.org.br

bottom of page